sábado, 6 de dezembro de 2008

Tipos de fossilização

Como deves saber existem vários tipos de fossilização...
Esta é uma matéria que deves perceber e não decorar se não é uma confusão. Se perceberes verás que se torna bastante simples!

Os principais tipos de fossilização:


Mumificação- ocorre quando o ser vivo fica aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais raro de todos os tipos de fossilização. Devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo consegue conservar as partes moles dando-nos assim informações preciosas sobre esse ser.


Moldagem- processo mais vulgar que resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo.



Recristalização- ocorre um rearranjo da estrutura do ser, ficando assim com mais estabilidade, como por exemplo a transportação de aragonite em calcite.


Carbonificação- ocorre quando se dá perda de substâncias voláteis, restando apenas uma película de carbono. É mais frequente surgir em restos de seres vivos que contêm quitina, celulose ou queratina.


Mineralização- ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades de ossos ou troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.




Incrustração- ocorre quando substâncias trazidas pelas águas se infiltram no subsolo e se depositam à volta do animal ou planta, revestindo-o. É o que acontece em animais que morrem em cavernas.




E pronto, por agora é tudo!

5 comentários:

João Guilherme disse...

obrigado, este recado me ajudou muito no meu trabalho. Foiu de muito bom grado criar este site para ajudar a todos os alunos e o curiosos cientificos, obrigado

Anónimo disse...

eu estava precisando desta resposta para meu trabalho escolar. parabens pelo blog! beijos

SPY disse...

Deu muito jeito para um trabalho escolar.
Obrigado deu muito jeito mesmo

Maju disse...

Me ajudou mttoo no meu trabalho valeu
bjks

luquinhas disse...

Gostei muito deste blog, ele me ajudou ajudou muito para mim fzer meu trabalho, valeo ai , quando eu tirar a nota do trabalho eu faço outro post, parabéns, esse blog era o que eu precisava, nota 10 pra este blog.
O primeiro que eu achei mais legal